Info

Projetos de execução

Agricultores de Campilhas e Alto Sado Apostam no Regadio

Realizou-se no dia 19-04-2024, pelas 15 h, na sede da ARBCAS, a assinatura dos contratos para a elaboração de dois importantes projetos para a ARBCAS e para a região:

- Projeto de execução do reforço de água à barragem de Campilhas

- Projeto de execução do bloco de rega do Concelho

Estes projetos de execução, resultam de numa candidatura ao PDR2020-medida 3.4.2, representando um investimento de 836.700 €, financiados a 95%, inserindo-se na acção e dinâmica necessária para combate às alterações climáticas. Por um lado aumentar a resiliência dos sistemas existentes com o reforço do abastecimento de água através de novas origens, neste caso através da ligação de Alqueva à albufeira de Campilhas e por outro melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes, passando sistemas de rega por gravidade, a céu aberto, para sistemas de rega em pressão, aumentando a eficiência e reduzindo as perdas de água em 2.000 ha.

Este será o arranque da mudança esperada, para evitar a desertificação, numa das regiões mais afetadas pela escassez de água, sendo essencial unir esforços e tomar medidas robustas a pensar no futuro.

A Direção da ARBCAS tem contado com vários apoios, sendo de realçar o Município de Santiago do Cacém, a DGADR, a EDIA entre outros.

 

A Direção da ARBCAS

 

 

Admissao

ARBCAS – Admissão de Pessoal

 

Cantoneiro de Rega e Conservação

Local de Trabalho: Aproveitamento hidroagrícola da Fonte Serne; Aproveitamento hidroagrícola de Campilhas

Funções: distribuir a água de rega pelos agricultores e executar os trabalhos de conservação da respectiva rede; controlar os volumes de água fornecidos e efectuar a limpeza das tomadas e dos canais; pintar, lubrificar e proceder à conservação geral dos canais; auxiliar os pedreiros nos trabalhos de reparação de roturas e nos trabalhos de conservação.

Outros requisitos: Carta de condução

Condições contratuais a acordar

Envio de curriculum para:  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 
 
 
 
Admissão de Colaborador
Administrativo
Local de Trabalho: Sede da ARBCAS em Alvalade Sado
Funções: Preparação e Gestão dos procedimentos de contratação publica; Administração de plataformas de contratação publica; Consultas ao mercado; Lançamento de documentos contabilísticos; Emissão de relatórios e exportações contabilísticas.
Outros requisitos: Bons conhecimentos de informática, nomeadamente Office, plataformas electrónicas e TOConline;
Condições contratuais a acordar
Envio de curriculum para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
 
 

ADMITE-SE  COLABORADOR/A

A ARBCAS aceita candidaturas para admissão de colaborador/a, a meio tempo, para a categoria de “Trabalhador de limpeza”.

Local de trabalho: sede da ARBCAS e outras instalações

Condições a acordar

Enviar curriculum para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 
 

Qualidade da Água 2023

 

Estão disponíveis os resultados das analises à qualidade da água nas origens de água da ARBCAS. ver: ARBCAS-Qualidade da Água

Comissão de Agricultura e Pescas

A ARBCAS na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da Republica
No dia 02 de Maio de 2023, a ARBCAS, representada pelo Presidente da Assembleia geral, Carlos Parreira do Amaral, pelo Presidente da Direção, Rui Verissimo Baptista, pelo Vogal da Direção, Joaquim Matias Chainho e pelo Diretor Adjunto, Ilidio José Martins, foi recebida na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da Republica, para expor o problema da grave seca que se vive em Campilhas e no Alto Sado.
Tivemos a oportunidade de expor as grandes dificuldades sentidas pelos agricultores e pela ARBCAS, perante os sucessivos anos de seca.
Sentimos a compreensão e a solidariedade de todos os partidos, que de uma forma unânime consideram ser urgente apoiar esta região e a ARBCAS.
 

Inscrições-Rega 2023

As inscrições para a rega, na campanha de 2023 vão decorrer entre 20 e 30 de Março de 2023.

Consultar a circular aqui

Circular_ Inscrições_2023

Assembleia Geral

Realizou-se no dia 28/03/2024 pelas 11:00 h, a  Assembleia Geral ordinária da ARBCAS, em que constava a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Apresentação, apreciação e votação do Relatório e Contas do ano de 2023.

2 - Eleição dos corpos sociais para o triénio 2024/2026

3 – Apresentação do plano de rega para a campanha de 2024

4 – Outros assuntos de interesse para a Associação.

 

 Foi aprovado o Relatório e Contas do ano de 2023.

 Foram eleitos os corpos sociais para o triénio 2024/2026

 Foi apresentado o plano provisório de rega para a campanha de 2024. Devido á previsão de precipitações abundantes no dia da AG e seguintes, a Direção ficou de rever o plano de rega, até 15/04/2024, considerando os volumes que se vierem a armazenar

 

Jornadas FENAREG 2022

A FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal está a organizar o Encontro Regadio 2022 - XIII Jornadas da FENAREG, em colaboração com a Associação de Beneficiários da Cela (AB Cela). O evento decorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, em Alcobaça/Nazaré, nas novas instalações desta Associação. 

 

A sessão será marcada pelo tema da “eficiência dos perímetros hidroagrícolasatendendo à sua importância para as Entidades Gestoras e aos desafios, atuais e futuros, para o sector do regadio. 

O encontro será também uma oportunidade para comemorar os 82 anos da Associação de Beneficiários da Cela, e para dar a conhecer as infraestruturas de rega deste perímetro que beneficia uma área de 454 hectares de regadio, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.

 

Vimos por este meio convidar V. Exa. a participar neste evento e enviamos em anexo o programa da Jornada.

 

Desde já, agradecemos confirmação ao nosso convite através do link (convite). Por motivos de logística, agradecemos resposta até 24 de novembro. 

 

Inseguranca hidrica

A insegurança Hídrica na Agricultura. Como garantir abastecimento de água para ter regadio no futuro? um caminho para a sustentabilidade.

vale a pena ler

Estrada Nacional 261/2,
Alvalade Sado
7565-117 ALVALADE

Telef. 269 590 034; 269 595 127 (rede fixa nacional)

Telem.  961 407 231  (rede móvel nacional)

arbcas@sapo.pt
arbcas1@gmail.com
arbcas@hotmail.com

X