Info

Qualidade da Água 2022

 

Estão disponíveis os resultados das analises à qualidade da água nas origens de água da ARBCAS. ver: ARBCAS-Qualidade da Água

Inseguranca hidrica

A insegurança Hídrica na Agricultura. Como garantir abastecimento de água para ter regadio no futuro? um caminho para a sustentabilidade.

vale a pena ler

Regadio 2030

Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década

Regadio 2030

Este trabalho teve como objetivo contribuir para a identificação e caracterização dos investimentos a realizar no âmbito do regadio público, em Portugal Continental, quer aqueles cuja realização possa ser realizada no horizonte de uma década, bem como a identificação de ações cuja maturidade incipiente implica que a sua implementação só possa ser realizada no decénio seguinte. A análise foi elaborada tendo por base a divisão de Portugal Continental em cinco regiões, correspondentes às áreas de influência das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), tendo tido um envolvimento próximo dos Serviços Centrais e Regionais do Ministério da Agricultura, Autarquias, Associações de Beneficiários e de Agricultores, Federação Nacional dos Regantes, Projetistas e Consultores. A informação compilada foi agregada numa base de dados dinâmica que permite rapidamente atualizar os dados referentes a qualquer projeto em função do desenvolvimento do mesmo e, dessa forma, garantir uma maior longevidade do presente trabalho

 

Neste trabalho está referenciada a ligação Alqueva/Sado/Campilhas e a necessidade da sua construção. Também estão identificadas diversas intervenções de reabilitação e modernização nos aproveitamentos hidroagrícolas geridos pela ARBCAS.

 

O documento está disponível para consulta AQUI 

Ligação Alqueva-Campilhas

Ligação Alqueva - Campilhas

A ARBCAS entregou à EDIA uma nota técnica e justificativa relativa à futura ligação de Alqueva a Campilhas. A EDIA está a desenvolver para o Ministério da Agricultura, o estudo de âmbito nacional, tendo em vista o levantamento das necessidades de investimento e do potencial de desenvolvimento do regadio coletivo eficiente, num período de investimento até 2030.

Este é um anseio dos agricultores de Campilhas e do município de Santiago do Cacém, que sempre tem apoiado a ARBCAS. Com esta obra vislumbram-se evidentes mais valias no setor agrícola, no turismo, no ambiente e no meio social da região.

Consideramos que esta será uma obra de referência, estando a ARBCAS a efetuar consulta ao mercado, tendo em vista a elaboração do Estudo Prévio.

Corpos Sociais da ARBCAS

ARBCAS-Eleição dos corpos sociais para o triénio 2021/2023
 
Na passada terça feira, dia 06/04/20201, foram eleitos os corpos sociais da ARBCAS para o triénio 2021/2023. Num misto de continuidade e renovação, há a destacar a eleição do novo Presidente da Direção. Trata-se do Sr. Engº Rui Mendonça Veríssimo Batista, empresário agrícola e técnico com experiencia em hidráulica, em gestão e em administração pública, qualificações que asseguram uma capacitação e mais valia para o cargo. Órgãos sociais eleitos:
 
Assembleia Geral:
Presidente: Carlos Maria Pimentel Parreira do Amaral; Vice-Presidente: Rações Valouro, SA, representada por Engº Carlos Higgs Madeira; Secretário: Idálio Nunes Espada; 
 
Direção:
Vogal Efetivo(Presidente da Direção): Conqueiros Invest, Lda, representada por Engº Rui M. A. Mendonça Veríssimo Batista; Vogal Efetivo: Joaquim Matias Chainho; Vogal Efetivo: Joaquim António Mestre Sobral;
Vogal Substituto: Engº Paulo Parreira do Amaral Madeira Calheiros; Vogal Substituto: Maria Isabel L.M. Brazão Santos, representada por António M.P.A. Brazão Santos; Vogal Substituto: Sociedade Agrícola Vale da Umbria, representada por Engº João Garcia Domingos.
 
Júri Avindor:
Presidente: Engº Luís Manuel Moura Pico Didelet
Vogal Efetivo: Dr. José Abílio Branco dos Santos Matos
Vogal Efetivo: Carlos Alberto Sousa Correia
 
Num contexto de alterações climáticas, em que esta região e em particular esta associação e os seus associados têm sido vitimas, com redução clara dos volumes de água disponíveis, urge repensar a gestão deste recurso e o papel de todos nós nesta nova realidade. Apesar das dificuldades, os 67 anos de experiencia e saber da ARBCAS, permitem encarar o futuro com esperança e confiança.

Inscrições-Rega 2021

Considerando a melhoria das condições sanitárias do País, vamos iniciar o período de inscrições para a rega, na campanha de 2021.

Procuraremos efetuar este procedimento preferencialmente de forma remota.

Consultar a circular com a indicação do prazo de inscrição e as normas de procedimentos.

 

Circular_ Inscrições_2021

Covid19 Atendimento

ESTADO DE EMERGÊNCIA
Confinamento Geral
 
Alteração Temporária do Horário de Atendimento
Manhã: ENCERRADO
Tarde: ENCERRADO
 
Apenas atendimento por marcação
 
Qualquer assunto relativos aos serviços da ARBCAS contactar:
961 407 231
269 590 034
269 595 127
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

 

A ARBCAS iniciou a abertura condicionada do atendimento:  

Assembleia Geral. Eleições

Realizou-se no dia 06/04/2021 a Assembleia Geral ordinária da ARBCAS, para apreciação dos seguintes assuntos :

1 – Apreciação, discussão e aprovação do Relatório e Contas do ano de 2020.

2 – Apresentação do plano de rega para a campanha de 2021.

3 - Eleição dos corpos sociais para o triénio 2021/2023.

 

O relatório e contas do exercício de 2020 foi aprovado por maioria.

O plano de utilização da água para a campanha de rega foi objeto de apresentação e consulta aos sócios sendo implementado conforme proposta e auscultação da assembleia.

Os corpos sociais para o triénio 2021/2023 foram eleitos.

 

 


 

Acordo ARBCAS – AGDA

Acordo ARBCAS – AGDA

A Direção da ARBCAS e a Administração da AGDA-Águas Públicas do Alentejo assinaram hoje um acordo de entendimento relativo à regularização de débitos referentes à comparticipação dos custos da conservação, manutenção e segurança da barragem do Monte da Rocha. Com este acordo normalizam-se as relações institucionais entre as duas entidades e abrem-se portas para a cooperação em diversos projetos conjuntos nas áreas da poupança de água, da poupança de energia e na melhoria do ambiente.

A Direção da ARBCAS agradece ao Sr. Presidente do Município de Santiago do Cacém, Dr. Álvaro Beijinha e ao Sr. Presidente da FENAREG, Engº José Núncio, o contributo para a resolução deste problema, que subsistia desde 2011.

Uma boa noticia, num ano muito difícil para todos e em especial para a ARBCAS, devido á seca que persiste desde 2016.

Estrada Nacional 261/2,
Alvalade Sado
7565-014 ALVALADE

Telef. 269 590 034; 269 595 127

Telem.  961 407 231

arbcas@sapo.pt
arbcas1@gmail.com
arbcas@hotmail.com

X