Estão disponíveis os resultados das analises à qualidade da água nas origens de água da ARBCAS. ver: ARBCAS-Qualidade da Água
As inscrições para a rega, na campanha de 2023 vão decorrer entre 20 e 30 de Março de 2023.
Consultar a circular aqui
Realizou-se no dia 08/11/2023 pelas 11:00 h, a Assembleia Geral extraordinária da ARBCAS, em que constava a seguinte ordem de trabalhos:
1 – Apresentação, apreciação e votação do Orçamento Retificativo das Receitas e Despesas para o ano de 2023.
2 – Outros assuntos de interesse para a Associação.
Foi aprovado o orçamento retificativo para o ano de 2023
Foram prestadas diversas informações de âmbito geral da atividade da ARBCAS
A FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal está a organizar o Encontro Regadio 2022 - XIII Jornadas da FENAREG, em colaboração com a Associação de Beneficiários da Cela (AB Cela). O evento decorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, em Alcobaça/Nazaré, nas novas instalações desta Associação.
A sessão será marcada pelo tema da “eficiência dos perímetros hidroagrícolas”, atendendo à sua importância para as Entidades Gestoras e aos desafios, atuais e futuros, para o sector do regadio.
O encontro será também uma oportunidade para comemorar os 82 anos da Associação de Beneficiários da Cela, e para dar a conhecer as infraestruturas de rega deste perímetro que beneficia uma área de 454 hectares de regadio, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.
Vimos por este meio convidar V. Exa. a participar neste evento e enviamos em anexo o programa da Jornada.
Desde já, agradecemos confirmação ao nosso convite através do link (convite). Por motivos de logística, agradecemos resposta até 24 de novembro.
A insegurança Hídrica na Agricultura. Como garantir abastecimento de água para ter regadio no futuro? um caminho para a sustentabilidade.
Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década
Regadio 2030
Este trabalho teve como objetivo contribuir para a identificação e caracterização dos investimentos a realizar no âmbito do regadio público, em Portugal Continental, quer aqueles cuja realização possa ser realizada no horizonte de uma década, bem como a identificação de ações cuja maturidade incipiente implica que a sua implementação só possa ser realizada no decénio seguinte. A análise foi elaborada tendo por base a divisão de Portugal Continental em cinco regiões, correspondentes às áreas de influência das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), tendo tido um envolvimento próximo dos Serviços Centrais e Regionais do Ministério da Agricultura, Autarquias, Associações de Beneficiários e de Agricultores, Federação Nacional dos Regantes, Projetistas e Consultores. A informação compilada foi agregada numa base de dados dinâmica que permite rapidamente atualizar os dados referentes a qualquer projeto em função do desenvolvimento do mesmo e, dessa forma, garantir uma maior longevidade do presente trabalho
Neste trabalho está referenciada a ligação Alqueva/Sado/Campilhas e a necessidade da sua construção. Também estão identificadas diversas intervenções de reabilitação e modernização nos aproveitamentos hidroagrícolas geridos pela ARBCAS.
O documento está disponível para consulta AQUI